Como contratar um Coach

Como contratar um Coach

Se você pretende passar por um processo de Coaching Individual ou contratar Coaching para a sua empresa, aqui vão algumas dicas para a escolha de um profissional que possa atender melhor suas necessidades.

Para contratar um arquiteto, engenheiro ou um cerimonialista para organizar sua festa de casamento, você analisa pessoalmente suas obras e atuações e escolhe aquele profissional que entrega o tipo de serviço que você deseja, certo?

Com o profissional Coach não há como fazer isto. Especialmente porque é prestado um serviço individualizado, confidencial e subjetivo, em que não é possível avaliar seus resultados de forma precisa.

Não havendo, então, um produto palpável para você observar, resta averiguar a pessoa do Coach como um todo, conhecendo não só suas qualificações, mas também seus pensamentos e ações.

De início, convém buscar um Coach que tenha passado por ao menos uma certificação, realizada em escola credenciada pela federação ICF (International Coach Federation).

Num segundo momento, analise o histórico de vida do Coach, sua carreira e superações. É possível encontrar as características do seu possível Coach em redes sociais, website, onde há a exposição de seus conhecimentos, opiniões e até de algumas ferramentas de Coaching que ele gosta de utilizar.

Outra fonte de informação interessante são as pessoas que já trabalharam ou que ainda trabalham com ele ou ela. Pode ser coachees ou colegas de trabalho em profissão que o Coach exerça paralelamente ou que possa ter exercido antes de se tornar Coach.

Todos estes cuidados são importantes porque um Coach não vende um serviço vende um modelo de vida.

E só faz sentido alguém vender um modelo de vida de aprendizado e melhoria constantes se essa pessoa já estiver se beneficiando de fato desta maneira de viver, concorda?

Dificilmente você contrataria um personal trainer obeso para ajudar você a emagrecer.

Portanto, vale a pena investigar as características do profissional para decidir se combinam com o que você procura, pois o sucesso do Coaching requer uma forte aliança entre coach e coachee que vai muito além de diplomas e currículos formais.

Ao mesmo tempo em que um processo de Coaching demanda muito esforço do coachee, afinal é ele a fonte de todas as respostas, ele deve se sentir apoiado e tratado genuinamente como um indivíduo único e especial que é.

E é assim que você deve se sentir nos primeiros contatos com seu pretenso coach. Procure perceber se essa pessoa é alguém com capacidade de te dar apoio sem fazer o trabalho por você.

Características como discrição, disciplina, sensibilidade, entusiasmo, praticidade, individualização, versatilidade, capacidade de levar a pessoa a refletir e a pensar de modo diferente são essenciais ao Coach.

Boa contratação!

Você também pode gostar

Deixe um comentário