Como saber se preciso de um Coach ou de um Consultor?

Como saber se preciso de um Coach ou de um Consultor?

Apesar de comumente algumas pessoas confundirem coaching com consultoria, eles acontecem de formas bem diferentes.

O que há de semelhante é que ambos oferecem ajuda e apoio em prol de um objetivo, mas, na prática, são espécies de auxílio com características próprias.

Quando falamos em consultoria falamos de um especialista em algum assunto, um expert, que diagnostica a situação do cliente, transmite conhecimentos a ele, organizando e melhorando determinada área da vida da pessoa.

Se você deseja organizar e aprender a incrementar sua vida financeira, você contrata um Consultor Financeiro; está com problemas em promover seu produto, chama um Consultor de Vendas; se precisa de uma ajuda para adequar seu visual ao seu novo estilo de vida, um Consultor de Imagem irá te ajudar.

De grosso modo, o consultor diagnostica e ensina novas maneiras de planejar e agir em determinado segmento, com base nos conhecimentos e experiências dele.

Já a função do Coach não é ensinar, é facilitar o aprendizado, é criar um ambiente propício para que a pessoa aprenda novos comportamentos com ela mesma, tendo por base suas próprias experiências, não as do Coach.

No coaching, o profissional leva a pessoa a alcançar um novo estado de consciência de si mesma e de sua situação atual. Por meio de técnicas e ferramentas específicas, naturalmente são extraídas da mente do cliente quais ações serão realizadas para se mover em direção ao que deseja.

A pessoa que faz o coaching muitas vezes desenvolve habilidades comportamentais que nem sabia que precisava antes do processo iniciar.

É perfeitamente possível que um coach seja consultor, mas, na hora de atuar, seu trabalho é realizado de forma separada.

Nada impede que, durante reuniões de consultoria, técnicas de coaching sejam aplicadas, mas, nos encontros de coaching, dar as respostas não é permitido.

Portanto, quando estiver precisando de auxílio profissional para alcançar um objetivo, avalie assim:

Se você carece de conhecimentos específicos em alguma área para atingir um propósito, contrate um Consultor. Haverá um aprendizado de fora para dentro.

Se você precisa desenvolver habilidades comportamentais para gerar a mudança que deseja, um Coach vai te ajudar. Será um aprendizado de dentro para fora.

Ótimo aprendizado!

Você também pode gostar

Deixe um comentário