O futuro precisa já estar no seu presente

O futuro precisa já estar no seu presente

Controle, controle, controle…

Para algumas pessoas a vontade de ter o controle absoluto sobre tudo o que acontece é inevitável. Querem controlar a carreira, o que acontecerá com os filhos, os amigos, os subordinados, o tempo, etc.

É possível que você tenha ouvido falar que ansiedade é excesso de futuro; que as pessoas se preocupam tanto com o que ainda não aconteceu que se concentram quase nada no que está acontecendo no momento presente.

Chamo isso de Síndrome do Controle Inútil. A vontade de ter controle absoluto sobre o que vai acontecer é tão grande que a pessoa gasta toda a sua energia pensando, imaginando e sofrendo por situações de insucesso no futuro.

Só que esse querer desmedido não nos dá o controle. Ficar só prevendo alternativas catastróficas não nos dá o controle.

Sabe onde se encontra o controle? No nosso estado emocional deste exato momento. Ache um jeito de se contentar em ver só o espaço iluminado pelo farol do carro numa estrada escura. Acredite ser capaz de lidar com qualquer obstáculo que surgir além do farol. Se experimentar acreditar que já deu certo, trabalhando para que dê certo, será envolvido numa áurea de força e aceitação da incerteza revigorante.

Isso é dar espaço para que o futuro aconteça do jeito que vier. É se sentir confortável em não saber como exatamente as coisas acontecerão.

Conscientize-se de que o que está fazendo hoje já é uma antecipação do que está por vir.

Portanto, se você só pode controlar o agora, e o agora já é uma prévia do que virá, não há preocupações, nem desgaste desnecessário de energia.

À nossa volta há uma fonte rica de informações e recursos que podem moldar nosso destino. Se você não estiver atento, não usufruirá desta fonte.

Quando estamos imersos num mundo interior de preocupação, não conversamos direito com quem nos procura, não lemos os anúncios na rua, não ouvimos a notícia na TV, não conversamos sobre nossos planos com quem poderia nos ajudar, nem conseguimos identificar as pessoas que poderiam nos ajudar.

Nosso futuro precisa de espaço para acontecer. Espaço em nossa mente e em nosso coração. Nosso futuro precisa de espaço no momento presente. Se não, ele corre o risco de ser muito menos do que realmente poderia ser.

Você também pode gostar

Deixe um comentário