Os benefícios da auto-observação

Os benefícios da auto-observação

Em qualquer hora e lugar é possível parar tudo para dar a si um presente. Um presente a ser usufruído, não imediatamente, mas após algumas boas tentativas.

Você não precisa mesmo estar num local apropriado. Pode ser até quando estiver com dificuldade para se concentrar no trabalho, em frente ao computador, quando sua mente sofre uma erupção de pensamentos. Toda hora é válida.

Pare, direcione o olhar para um ponto neutro ou feche os olhos, e observe o que se passa em cada pedaço do seu corpo.

Colocar a atenção em si mesmo, vai leva-lo ao estado meditativo.

Muitas pessoas ainda acham bobagem interromper seu ritmo frenético, por alguns minutos que seja, para refletir, meditar. Acham que é desperdício de tempo. Mas, quem experimenta e persiste sabe que não é, porque degusta as vantagens que esta atitude simples pode nos proporcionar.

Primeiro, é imprescindível ter a “intenção” de se observar, de colocar em estado de repouso corpo e mente, não importa o que aconteça.

Voltar-se para dentro de si sem medo do que vai encontrar.

Não crie grandes expectativas nas primeiras vezes. Nesta fase inicial, pode ocorrer de apenas tudo o que incomoda vir à tona.

Não tem problema se isso acontecer. Identificar o turbilhão ou desordem interior é um passo importante. Observe tudo: uma leve dor de cabeça, a respiração ofegante, irritação, sonolência, frio, calor, fome, cansaço, qualquer coisa que esteja acontecendo com você, apenas observe.

Neste momento, você pode inserir perguntas do tipo: o que eu preciso saber? O que é melhor fazer em relação a …? E espere, sem forçar a resposta.

É um exercício que requer coragem e persistência, mas, com pouca prática, os benefícios começam a aparecer.

Na minha meditação de ontem, por exemplo, obtive tantas conclusões importantes que, quando abri os olhos, peguei meu bloco de notas e comecei a escrever todas as frases que surgiram. Até uma leve dor de cabeça que eu sentia há horas, foi embora.

Este benefício de desenvolver uma percepção mais apurada sobre como funciono, foi um dos primeiros que tive o prazer de experimentar, desde que comecei esta prática, há alguns meses.

Outros efeitos que venho percebendo são mais equilíbrio entre razão e emoção; melhor entendimento da realidade que me cerca; melhoria da capacidade para me lembrar das coisas; tomadas de decisões mais conscientes.

Porque é importante fazer todo dia? Porque somos influenciados pelo meio o tempo todo e tomamos decisões sobre o que nos acontece o tempo todo. Portanto, o ideal é que essa consulta interna seja diária.

Haverá vezes em que você vai só observar a agitação do corpo que não cessa; noutras, observará a calmaria, a paz. Não importa. Todos esses momentos têm seu valor e suas benesses são cumulativas.

Dar total atenção ao nosso corpo é um gesto de amor que interfere diretamente no nosso bem estar.

Portanto, praticar a auto-observação representa ganho de tempo, uma vez que mais importante que avançar rápido, é avançar na direção desejada e ainda gozando de contentamento durante a jornada.

Boas reflexões!

Você também pode gostar

Deixe um comentário