Use suas conquistas para gerar reserva de energia

Use suas conquistas para gerar reserva de energia

Sempre ouvi falar que devemos encarar os momentos difíceis como oportunidades de crescimento, pois no sofrimento podemos aprender valiosas lições.

Mas, e os instantes de vitória e aquelas situações em que agimos exatamente como gostaríamos? Será que não dá para usa-las também?

Com certeza. Os períodos de conquista e glória também podem e devem ser estudados e usados não só para ganhar conhecimento sobre o que funcionou, como para gerar reserva de energia.

Sabe aquele instante em que você surpreende a si mesmo e diz “nem acredito que consegui fazer isto” “é bom demais pra ser verdade” “me superei desta vez”? Geralmente, depois de um tempo, esses momentos não passam de leves e vagas lembranças e, não raras vezes, são até esquecidos.

É aí que podemos fazer diferente. Esses momentos são fonte rica de energia boa que podem ser aproveitados para abastecer nosso tanque de emoções positivas.

Da mesma forma que esmiuçamos os momentos ruins, examinando cada passo errado que demos para aprender com eles e não repeti-los, devemos fazer a mesma coisa com os momentos de êxito.

Realizei um trabalho recentemente e obtive resultados superiores ao esperado. Comecei a pensar sobre o que fiz para que isso acontecesse.

Descobri que afastei minha necessidade de ser perfeita para agradar todo mundo; preparei-me para realizar o trabalho dedicando parte do meu tempo todos os dias; concentrei-me no mais importante, na essência; selecionei o que tinha de melhor para oferecer; pedi ajuda a pessoa experiente; preparei-me para enfrentar possíveis obstáculos e acreditei que ia dar certo.

Dias antes de realizar o trabalho, tratei do meu psicológico: devo ser inteira, não perfeita; ter a consciência de que estou dando o meu melhor; eu é que devo gostar do que fiz, em primeiro lugar.

Pronto, está aí minha formulazinha de sucesso. É claro que ela pode não funcionar exatamente do mesmo jeito sempre, mas pode ser adequada para várias situações.

Se eu consegui uma vez, posso conseguir mais vezes. Tenho a semente do sucesso.

Da mesma forma que passamos dias sofrendo a ressaca do mau momento, devemos passar dias revendo e fixando cada ato praticado que nos levou ao bom resultado. Convém falar sobre ele, escrever sobre ele, pensar nele. Isto nos dá confiança e nos fortalece.

Fazendo isso estaremos criando um estoque de energia boa que poderá ser usada para enfrentar futuros desafios.

No life coaching, tem-se o objetivo de criar super-reserva, que é ter mais que o suficiente daquilo que preciso, em todas as áreas da vida.

Portanto, na área emocional, se eu passar um longo período sentindo e curtindo os efeitos de uma vitória, com a consciência do esforço que foi necessário para conquista-la, serei capaz de armazenar autoconfiança mais que suficiente para gastar em momentos de instabilidade e ainda continuar tendo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário