Você filtra o que ouve sobre você?

Você filtra o que ouve sobre você?

Tudo o que ouvimos, dos outros e até de nós mesmos, deve passar pelo filtro da verdade e coerência que existe no mais íntimo do nosso ser.

Aquilo que não nos serve para nada de bom deve ser imediatamente descartado. Aquilo que é reconhecido como útil deve ser devidamente arquivado em “pasta própria” e o que for importante e impulsionador colocado em um lugar de destaque e de fácil acesso dentro da nossa mente.

Dias atrás alguém me disse, na frente de várias pessoas, “nossa, tanto tempo e você não foi capaz de fazer isso?” “como você não consegue arranjar isso?”. E repetiu várias vezes “você não foi capaz de…?” “você não consegue…?”.

Essas frases me paralisaram. Eu sentia um misto de raiva com frustração e vergonha e, por fim, de impotência porque alguém estava me ferindo publicamente e eu não conseguia ter palavras para me defender.

Quando cheguei em casa, me pus a pensar sobre o porque daquilo ter me afligido tanto e porque fiquei sem reposta?

Descobri que, apesar de racionalmente saber que qualquer pessoa tem potencial para desenvolver qualquer habilidade comportamental de que necessite para viver bem, eu, de fato, me sentia incapacitada para alcançar aquilo que era objeto da conversa. Por isso me vi tão afrontada e magoada em estar sendo exposta daquela maneira.

Foi revelador porque, até então, eu não tinha consciência de que eu me sentia dessa forma, incapaz.

Portanto, uma pessoa que nem é próxima, que pouco sabe sobre minha vida, me mostrou uma crença limitante que estava em mim e eu não sabia.

Usando o filtro da verdade e coerência, percebi que o que ele disse não é verdade, ou seja, eu não sou incapaz, nem incompetente, mas suas palavras estavam em consonância com uma crença que eu nem sabia que existia em mim, por isso fiquei tão magoada e sem reação.

Eu consegui transformar minha angústia em um despertar de algo que me atrapalhava, mas que estava oculto. Agora que sei posso trabalhar para mudar isso.

A informação de ser incapaz deletei, pois não é verdadeira, e a crença limitante estou trabalhando nela.

Na mesma semana, durante um trabalho de desenvolvimento pessoal realizado em grupo, eu ouvi de três pessoas a mesma frase direcionada a mim, referente a determinado objetivo que desejo alcançar “acredite mais em você”; e uma quarta pessoa me olhou nos olhos e me disse com toda a convicção: “é muito mais fácil do que você imagina”.

Essas frases estão ecoando em mim com coerência e verdade até agora. Estão me deixando mais confiante e forte. Meu trabalho agora é deixa-las em lugar de evidência em meus pensamentos, é não permitir que evaporem. O desafio é torna-las realidade por meio de minhas ações.

Você também pode gostar

Deixe um comentário